sábado, 23 de maio de 2009

Aconteceu esta semana!!!

Estive estes dias em dois lançamentos de grande relevância, um livro e um CD. O livro é o da poeta Cida Pedrosa, lançado numa senhora festa, na Livraria Cultura, no último dia 20 passado. Tinha gente as tuias. Poetas, intelectuais, jornalistas, produtores, todos foram lá prestigiar esta grande poeta e agitadora cultural da cidade.
Cida, junto com o companheiro Senno Ramos, edita o site Interpoética, um dos maiores portais de poesia do Brasil. O livro é um primor, uma obra de arte no seu todo, trás ilustrações de Tereza Costa Rego, grande artista plástica, e um rosário de belos poemas de Cida, que na ocasião foram, vale salientar, belissimamente declamados pelo grupo Vozes Femininas, com Mariane Bígio, Susana Moraes e Silvana Menezes, além de Cida, que estava autografando. Vale demais conhecer!



O CD é o primeiro da coleção “Violeiros do Pajeú”, que nesta edição, trouxe Sebastião Dias e Diomedes Mariano, dois grandes repentistas. Dió, como é comumente chamado, mora em Afogados da Ingazeira e Tião na cidade de Tabira, as duas muito próximas. O lançamento foi no bar Arriégua, um grande bar e restaurante, que fica na Cidade Universitária.
Pense em outra festa arretada! Um ajuntamento de poetas e apologistas que a muito eu não via pra essas bandas de cá da capital. Vários artistas deram suas canjas, cantando, declamando, contando causos, uma grande festa.
Mas o ponto alto mesmo veio com a apresentação dos repentistas. Em noite inspirada, Dió e Tião, se derramaram em belíssimos improvisos. Cantaram sextilhas, setilhas, motes sugeridos, Tião apresentou suas canções, Dió declamou vários poemas. Foi um banho de poesia pra lavar a alma de todo sertanejo apaixonado pela arte do repente.
O CD tem produção do poeta e cantador João Eudes, também pajeuzeiro de Carnaíba, terra de imortal Zé Dantas.


Tai, duas dicas pra quem gosta de coisa boa, modéstia a parte!

----

Nenhum comentário: