terça-feira, 24 de março de 2009

Uma festa para poesia!!!


Lançamento da Antologia Poética Retratos do Sertão 

O Nordeste é uma região de território vasto e de grande diversidade cultural. Nele convivem manifestações populares como a música, as danças regionais, o teatro, o cordel e várias outras representações do mundo rural e urbano. Diante de tal realidade, é imperativo que toda essa diversidade seja difundida e divulgada pelo país – até para que os cidadãos conheçam melhor suas raízes. 

Foi baseado numa proposta de difusão da arte dos poetas nordestinos, de pouca ou nenhuma projeção literária, que o poeta declamador, apologista, produtor e escritor Marcos Passos idealizou sua Antologia Poética Retratos do Sertão, que reúne oitenta e oito poetas, todos retratando o sertão alegre com seus costumes e sua natureza exuberante. 

O lançamento acontecerá no dia 28 de março, às 15 horas, na Casa da Cultura de Pernambuco, Rua Floriano Peixoto, s/nº, Bairro de Santo Antônio. Da programação constam apresentações de vários artistas como: Anchieta Dali, Chico Pedrosa, Cristina Amaral, Dedé Monteiro, Eduardo Abranttes, Josildo Sá, Irah Caldeira, Fim de Feira, Vates e Violas, Em Canto e Poesia, entre outros. Produzido pelo músico e produtor cultural Marcone Melo, o livro conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – Funcultura. 

MARCOS PASSOS – Nascido em São José do Egito (PE), desde cedo foi apresentado ao universo da poesia quando, ainda criança, teve o privilégio de assistir à cantoria de Pinto do Monteiro e Lourival Batista, sem enumerar outras memoráveis duplas de repentistas. Sua formação poética também tem como referencial a arte dos poetas escritores Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa e Rogaciano Leite, além de outros grandes sonetistas. No ano de 1999, organizou o livro Nos passos da poesia, de autoria de sua mãe, a poetisa Beatriz Passos. Em 2007, lançou a coletânea de galopes à beira-mar, intitulado Amores Perfeitos na Beira do Mar,  com sessenta poetas. 

SERVIÇO:

Lançamento do livro: Antologia Poética Retratos do Sertão

Quando: 28 de março, às 15 horas

Onde: Casa da Cultura de Pernambuco

Ingresso: Entrada franca

Preço do Livro: R$ 25,00

Incentivo: Funcultura

Apoio: Fundarpe – Casa da Cultura de Pernambuco

Produção: Marcone Melo 

      CONTATOS:

Nenhum comentário: