terça-feira, 15 de setembro de 2009

Para o Mestre Zé!

Zé Marcolino e Manoel Filó, em tempos idos.



Sempre no mês de setembro, na cidade pernambucana de Tabira, acontece a Missa do Poeta, em homenagem ao mestre Zé Marcolino, um dos nossos maiores retratistas dos costumes, da fauna, da flora e tudo mais que seja ligado ao universo sertanejo.
Com uma peculiar maneira de observar e poetizar esses aspectos do sertão, onde nasceu, viveu e morreu, o mestre Zé Marcolino, tem destaque garantido na história da musica nacional, com suas belas composições e parcerias com outro grande mestre, Luiz Gonzaga. Este gravou várias músicas do mestre Zé.
É incontestável a sua contribuição para nossa arte. Zé além de grande compositor foi repentista, glosador, contador de causos e cantor de suas próprias canções, as quais acompanhava com toques sutis em uma caixa de fósforos. Era um ajuntador de gente, fosse cantando ou contando, cantigas ou causos, esses também, muitas vezes criados por ele mesmo.
Convivi pouco com o mestre Zé, digo pouco pelo grau de amizade que o mestre Zé tinha com meu pai, o poeta Manoel Filó [na foto com ele], com quem mantinha uma estreita convivência, sempre regada a poesia, musica e uma boa cachacinha, que ninguém é de ferro. Amigos desde muito tempo e com grandes amigos em comum, os poetas sempre festejaram essa amizade com muita poesia e respeito mútuos, e que ficaram como herança para ambas as proles.
Voltando a Missa do Poeta, a festa sempre teve seu lado religioso com a missa rezada em versos, mas sempre preservando seu lado profano, com apresentações de grupos e cantores do forró “legítimo”. E é assim, todos os anos vários artistas da nossa cultura popular, chegam a cidade para prestar sua homenagem a este grande mestre que é o Poeta Zé Marcolino, merecidamente.
E viva o mestre!
Este ano a feste será no dia 19 deste mês de setembro de 2009.
Um abraço a todos e até lá!

Nenhum comentário: