segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Viajando nas letras!

Em Sertânea: Eu mesmo, Ésio Rafael, Flávio Magalhães, Ivon Rabelo e Edson



Passadas as eleições, com a vitória do povo brasileiro, voltemos aos assuntos de ordem cultural.

Vou me ater a minha jornada literária pela II Jornada Literária Portal do Sertão, que aconteceu mês passado nas cidades de Sertânea, Buique e Arcoverde, com atividades também nos distritos de Cruzeiro do Nordeste [Sertânea], Catimbau e Carneiros [Buique] e Caraíbas e Serra das Varas [Arcoverde].

Foi uma grande festa para as letras, com boa participação do público em todas as atividades: oficinas, leituras de textos, recitais, conversas com escritores, apresentações teatrais, contação de histórias e muito mais.

A Jornada é uma realização do SESC-PE, que este ano já trouxe representantes de outros estados para observar e reproduzir em suas unidades. Um senhor evento, com uma senhora estrutura, montada e bem regida pelos responsáveis. Sem poder citar todos, destaco Zé Manoel, Naruna, Carminha e, claro, toda a equipe organizadora.

Tivemos presenças marcantes, de gente que hoje ocupa destacado lugar no universo das letras no país. Figuras como Marcelino Freire, nascido em Sertânea e radicado em São Paulo, onde atua fortemente em vários eventos literários, Michelinny Verunschk, que é de Arcoverde, mas também vive e atua em São Paulo, o grupo Vozes Femininas, com suas belas poetas: Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Suzana Morais e Mariane Bígio.

Ainda estiveram presente figuras como Ésio Rafael, Pedro Américo de Farias, Marco Pólo, Marcos Acioly, Alexandre Furtado, este que vos tecla, e outros tantos fazedores e provocadores das letras. Lamentavelmente não pudemos contar com presença marcante do mestre Raimundo Carreiro, que no dia de sua viajem para Buique, teve um contratempo e desfalcou a jornada.

Melhoras ao mestre Carreiro.

Fico muito grato a todos do SESC pelo convite e pelo cuidado que tiveram, não só comigo, mas com todos que participaram desta grande festa da literatura. O sertão agradece e festeja esta ação voltada ao conhecimento e ao entretenimento de uma população tão carente de eventos deste porte.

Até a III Jornada!!!

Nenhum comentário: