terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um recado de Ismael Gaião!


UM LIVRO DE CRÔNICAS DO BESTA FUBANA  

Finalmente, fiz a última revisão do livro “UMA COLCHA - Cem Retalhos” e amanhã o enviarei à CEPE (Companhia Editora de Pernambuco) para publicação. Para quem ainda não sabe, esse livro é uma seleção de crônicas do Jornal da Besta Fubana publicadas no período de 09 de fevereiro a 31 de dezembro de 2009.

“UMA COLCHA – Cem Retalhos” tem 366 páginas e está dividido em dois capítulos, o primeiro, RETALHOS, é composto de cem crônicas da minha coluna Colcha de Retalhos, e o segundo, RETRAÇOS, é formado por trinta artigos de diversos colunistas do JBF, no mesmo período.

Quase todas as crônicas da minha coluna são acompanhadas de comentários dos colegas colunistas e leitores do JBF.  Já os artigos dos colegas são acompanhados de comentários que fiz, e também de comentários dos leitores e outros colunistas do Jornal da Besta Fubana. A maioria deles em poesia.

Foi muita ousadia de minha parte publicar um livro com tantas páginas, mas a diversidade de assuntos e a quantidade de poetas e escritores que o compõem me deram a coragem de organizá-lo assim. Nele, existem sonetos, poemas populares, cordéis, eventos culturais de Pernambuco, artigos políticos, pequenos contos, humor, atualidades, orientações didáticas sobre poesia, etc.

A publicação de livros de crônicas é corriqueira na literatura nacional, mas “UMA COLCHA – Cem Retalhos” - um híbrido de literatura e jornalismo - é um livro diferente de todos que já vi, pois a presença de comentários nos artigos publicados, pelo menos para mim, é novidade, principalmente com a gama de grandes escritores e poetas comentando. Uma preciosidade dessa só seria possível no Jornal da Besta Fubana, uma página virtual rica em qualidade intelectual e diversidade.

Além dessa riqueza cultural, “UMA COLCHA – Cem Retalhos” é apresentado ao público por três prefaciantes que dispensam comentários, os escritores e poetas Luiz Berto, Joselito Nunes e Dedé Monteiro. A revisão do livro foi feita por Meca Moreno, Marcos Passos, Dedé Monteiro e Ricardo Otaviano, e a diagramação por Camila Cahú.

O primeiro lançamento será realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, através de sua Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, aos cuidados do poeta Maciel Correia e acontecerá no final de março, ocasião em que pretendo entregar um exemplar a cada um dos cem escritores, poetas e amigos que fazem parte do livro.

Antecipadamente, agradeço a todos os colaboradores, sem os quais não seria possível a publicação dessa obra. Um abraço em cada um e que nossos trabalhos agradem aos leitores.

Nenhum comentário: