domingo, 1 de julho de 2012

Uma tarde de cantoria...


Foi num domingo, dia 17 de junho, deste ano de 2012, que se deu o fenomenal embate dos grandes mestres do repente, Adiel Luna, Astier Basílio, João Luiz e Maciel Correia. Quatro cantadores, duas duplas que se revezaram entre si e fizeram de uma tarde de domingo, geralmente sonolenta, um dia para se recordar com riqueza de detalhes.

Iniciou-se com a demora da chegada de Adiel – na casa do Mestre Ésio Rafael, onde tudo aconteceu – que já estava prontamente substituído pelo poeta Maciel, já presente. Com a chegada do poeta, dar-se início a peleja com os dois cantadores, Adiel e Astier, que seguiram cantando uma sextilha para abrir a contenda, como é de costume.

Enquanto cantavam o dois menestréis, chega ao ambiente, já sortido de grandes poetas e apologistas, o quarto cantador convocado, João Luiz. A parelha de Maciel para dar continuidade ao baião para o descanso da primeira dupla. Entram cantando e imitando Louro do Pajeú, João, e Pinto do Monteiro, Maciel. Um presente para os presentes.

Esta tertúlia durou a tarde inteira sem que ninguém se desse conta do tempo passar. Uma tarde pra ser repetida num futuro próximo. Um verdadeiro deleite para os apreciadores da arte imensurável do repente. Sai de lá embriagado de tudo; de repente, cachaça, apego dos amigos, com o cuidado do povo da casa...

Meus mais que sinceros agradecimentos a Ésio e Celis, os anfitriões, Marcelle e Marília, filhas do casal, e Paulo e Tarciso, os genros, completando o time do povo da casa. A assistência, ávidos ouvintes, que prestigiaram a cantoria, com quem comungo do sentimento de alegria por ter estado no ambiente poético do terreiro [puleiro] da casa de Ésio.

Este registro foi feito por Sennor Ramos, editor do site Interpoética, que em breve vai postar outros vídeos, incluindo os outros dois repentistas citados.

Um abraço em todos e espero que aproveitem...


Um comentário:

Braulio Tavares disse...

Valeu, poeta. Ótimos baiões, dá pena não poder estar lá.