terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ano 07...



Hoje, dia 21 de agosto, completam sete anos do fim do passeio do meu velho pai pelo plano terreno. Não é uma data redonda, nem do encantamento nem da idade, que seria de 82 anos no próximo dia 13 de outubro, mas quem precisa, seja lá do que for, pra lembrar e exaltar, uma ausência tão presente.

Sinto sua falta sempre e em momentos específicos chego a senti-lo, sem o atrito inerente a matéria, claro. Lição que ele mesmo me ensinou.

Elimino a ofensa do atrito
Atravanco os portões da ventania
Faço a caixa do mar ficar vazia
Boto um teto no vão do infinito
Desintegro as pirâmides do Egito
Compro o ouro que tem no Vaticano
Recupero o desastre Iraquiano
Boto um cabo na concha do espaço
Atravesso o Atlântico pelo braço
Nos dez pés de martelo alagoano.

Quando conheci/decorei esse martelo, com seus versos de grandeza e de feitos impossíveis, tema comum entre os poetas, não percebi a força do verso “Elimino a ofensa do atrito” , que no caso, seria eliminado apenas o que feri e machuca, pois em tudo existe atrito. No afago, no beijo, até mesmo num leve sussurro.

Esses versos servem para demonstrar um pouco do gênio que foi o Mestre Manoel Filó. Homem simples, com pouca formação convencional – aprendeu a ler e escrever – mas de uma sensibilidade e percepção das coisas da vida, da natureza e do seu universo sertanejo principalmente, que saltavam aos olhos pela sua elegância, aos ouvidos pela fala ponderada e firme, e a todos os sentidos pela sua nobreza de conduta e majestade de seus poemas.

Sete anos!

Uma saudade, não finda
Um amor que nunca cessa
Uma vontade, sem pressa
De um dia encontrá-lo ainda
Uma dor que já não brinda
Quando ardia o coração
Um sentir de cada irmão
Minha mãe, fé e verdade
Sete versos de saudade
Pra ganhar sua benção.

Depois nois bole nisso...

Nenhum comentário: