terça-feira, 23 de março de 2010

O Pajeú botou furando!!!

São José do Egito //
Prêmio do CNPq para escola estadual

Uma escola da rede pública no Sertão do estado, localizada a 412 quilômetros do Recife, ganhou a 5ª edição do prêmio "Construindo a Igualdade de Gênero", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Violência contra a mulher foi abordada em estudo apresentado no município. Foto: Escola Oliveira Lima/Divulgação
A Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, em São José do Egito, destacou-se entre todas as unidades de ensino do Nordeste ao abordar, como tema, a violência contra a mulher. O assunto foi estudado por dois professores e 11 alunos, além de ter sido apresentado a cerca de 700 pessoas do município no ano passado. Todos tentaram desmistificar o tema mulher, trabalhado apenas de forma romântica e em datas festivas, como Dia das Mães e Dia da Mulher.

O professor João Renato Nunes, 25 anos, representou o grupo para falar sobre o prêmio. Ele disse que todos ficaram orgulhos e surpresos ao mesmo tempo. Não acreditavam no potencial do trabalho, que recebeu um prêmio de R$ 10 mil para ter continuidade. Segundo João Renato, 70 pessoas da cidade foram pesquisadas sobre o assunto e a maioria (49%) nunca ouviu relatos de violência da mulher e 38% atribuíam às drogas os abusos contra o sexo feminino.

"Quase ninguém leva em conta a destruição dos lares, os problemas conjugais e a desvalorização da mulher", declarou Nunes. "Achamos o projeto maravilhoso, trabalhoso, mas muita gente desdenhou dele por aqui, quando apresentamos na feira de ciências. Tínhamos muito conteúdo, mas nossa sala era simples", acrescentou a estudante Duana Deys Gonçalves de Souza, 15 anos.

O segundo prêmio de Pernambuco no CNPq foi entregue ao aluno José Anchieta de Siqueira, de idade não revelada. Ele estuda na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim da Silva, em Carnaíba, no Sertão do Pajeu. Ele ficou entre oito candidatos inscritos de todos os estados brasileiros com o tema "Mulher, virtudes e Preconceitos".

Deu no Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário: