quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tonino e Cacncão!


Coisa de gente grande!

O poeta João Batista de Siqueira, o nosso grande Mestre Cancão, poeta nascido no sertão do Pajeú, pra ser mais preciso, em São José do Egito, e mais certeiro ainda no sítio Queimadas, que beira o rio, pode ser melhor compreendido no escrito de Ésio Rafael, logo ai abaixo.

Canção é um desses gênios que só nascem de séculos em séculos, e em lugares remotos, longe das vistas da turba, dos grandes centros, para assim poderem exercitar sua genialidade sem ser importunados pelos mortais comuns.

Em São Zé, poucos tinham noção de sua grandeza, tanto poética, quanto humana, de humildade e caráter irretocáveis. Dizia o mestre Dr. Jurista, professor, poeta... José Rabelo de Vasconcelos, que o individuo Poeta-Cancão, assim mesmo, como uma palavra composta, só seria de fato compreendido, pelas gerações futuras, que era um homem fora de seu tempo.

O Poeta teve sua obra – três livros publicados – recentemente lançada em uma coletânea com o título de “Palavras ao plenilúnio”, título também de um de seus poemas, organizada pelo poeta e conterrâneo, Lindoaldo Campos Junior, que fez um verdadeiro tratado sobre a poesia.

Então, que este compêndio chega às mãos do violeiro e cantador Tonino Arcoverde, este um mestre na arte da viola, que se encantou com os poemas de Cancão, aos quais, dizendo já ter música, melodiou e arranjou 14 deles, juntamente com outros grandes instrumentistas, entre eles; Públius Lentulus e Emerson Calado. O que resultou no belíssimo CD “Depois da chuva”, título de outra obra de Cancão.

O CD de Tonino e Cancão, pode-se dizer assim, tem quatro faixas liberadas para audição na net [Clique aqui]. Em breve estará a venda nas melhores casas do ramo [Leia-se Passa Disco – Shopping Sítio da Trindade].  Escutem e terçam seus próprios comentários. Eu recomendo!!!

Nenhum comentário: