terça-feira, 15 de maio de 2012

Cordel em HQ...




Ragu Cordel é uma publicação da editora independente Ragu, são doze livretos no formato dos tradicionais cordéis nordestinos -  (10 x 15cm, com 20 páginas de miolo em preto e branco, capa em duas cores e impresso em papel offset 90g) – embalados em uma caixa rígida de papelão impressa em policromia. As histórias em quadrinhos são adaptações de textos do universo da poesia popular nordestina: músicas, obras de autores da literatura de cordel, ou histórias sem texto que remetem a “causos” da tradição popular do nordeste.

São 12 quadrinistas pernambucanos e 5 poetas que compõem o conjunto de autores da edição. Os desenhistas: Mascaro, Lin, Ral, Flavão, Jarbas, Silvino, Samuca, Fernando Duarte, Rafael Anderson, Moa, Zalma e Raoni. Os autores dos textos: Luciana Rabelo, Siba, Adiel Luna, Cancão e José Soares.

A edição tem o apoio da Provisual Gráfica - tiragem de 1000 exemplares.

O valor da caixa com os 12 livretos é de R$ 30,00.

Para a noite do lançamento, o músico Tonino Arcoverde apresentará o seu recente CD “Depois da Chuva”, com poesia de Cancão. As violas de Eduardo Buarque e Publius Lentulos acompanham Tonino nessa empreitada.

A exposição Pinturas de Mascaro apresenta pela primeira vez a produção de pinturas em acrílica sobre tela e acrílica sobre madeira, do quadrinista, ilustrador e editor de arte do Diário de Pernambuco. São trabalhos que criam um  universo particular povoado de uma estranha e curiosa fauna humana. Encontros inusitados, realidades distorcidas e ambientes oníricos estão presentes neste conjunto de pinturas que flerta com o movimento pop surrealista e mantém presente as influências dos quadrinhos e da ilustração.

A exposição fica na Casa do Cachorro Preto  até o dia 27/05, das quintas aos domingos, das 16 às 21h.

O lançamento e a abertura da exposição acontecerá na Casa do Cachorro Preto em Olinda, novo espaço alternativo com foco na tradição das artes gráficas, desenho, gravura, ilustração...

Domingo, 20 de maio de 2012 às 17h, naa Casa do Cachorro Preto ( Rua 13 de Maio, 99 – Cidade Alta - Olinda).

Contatos: 9654.9603 – João Lin (joaolin@joaolin.com.br)
        9199.0587 – Mascaro (mascaroilustra@gmail.com)

Extraído do site Flores no Ar.

Nenhum comentário: