terça-feira, 25 de junho de 2013

Mestre das Artes da Paraíba...

José Nunes Filho, conhecido como Zé de Cazuza, nasceu no sítio Boa Vista, na cidade de Monteiro (PB), em 13/12/1929. Começou a freqüentar as cantorias aos cinco anos. Aos seis, já guardava versos na cabeça.Quando se mudou para a zona rural de Prata, onde vive até hoje trabalhando também com agricultura e criação de gado, foi vizinho de Zé Marcolino, mestre cantado por Luiz Gonzaga.

Em sua casa costumavam ir Lourival Batista e Pinto do Monteiro, dois dos maiores do seu tempo. “Foi ouvindo estes dois que eu comecei a decorar versos. Já fui mais decorador, quando não havia gravador. Agora todo mundo está gravando cantoria. Mas só decoro versos de cantador que merece. Tem muitos deles que têm queixa de mim porque acham que eu não dou valor a eles.

Se as pessoas me perguntarem se eles são bons, digo que são boas pessoas, já os versos que fazem... Tem cantador aí que cantou 30 anos em rádio e ninguém lembra um verso dele, se perdeu tudo”, comenta o “Gravador Humano”, seu apelido.

Zé, será homenageado no próximo Balaio Cultural, na cidade pajeuzeira de Tuparetama, em 06 de Julho, um sábado, a partir da 20h, no salão de eventos da Academia das Cidades, com as presenças de vários artistas e amigos... Simbora pra Tuparetama todo mundo!!!


O vídeo abaixo foi gravado no alpendre do sítio São Francisco, morada do mestre desde a menor infância até os dias de hoje, na Prata-PB.

Nenhum comentário: