segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Saberes diVersos...

Atenção, amigos!!! 

Quinta-feira (29/08) a apresentação do nosso projeto será na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Justificativa:

A literatura poético/sertaneja do Estado de Pernambuco, especificamente, nunca fora devidamente levada a termo. Tratam-na de maneira passageira em suas grades curriculares sem a devida atenção, igualmente à folha de calendário, onde os dias passam despercebidos.

As escolas das redes oficiais de ensino, desde a educação básica até as academias, ainda não dispensaram a merecida importância, o peso e a riqueza da nossa linguagem escrita e falada dentro do universo da poesia dita popular, escrita e de improviso.

O projeto: CARIRI, MOXOTÓ E PAJEÚ: Poesia, verso e prosa tem como fundamento difundir a nossa linguagem poética, desde o século XVI, a partir da serra do Teixeira (que divide duas regiões sertanejas nordestinas: em Pernambuco, o Pajeú e na Paraíba, o Cariri), ao ciclo do gado, incluindo a poesia oral, junto ao início das nossas lendas. 

Objetivos:

Contribuir com ações literárias que estimulem a leitura, a produção textual, a compreensão e identificação dos interlocutores com as chamadas poesias populares e eruditas.

Estimular o interesse das instituições nos seus vários níveis, para o reconhecimento da poesia popular escrita e oral, que representa o homem sertanejo como patrimônio cultural da região.

Público Alvo:

Consumidores de poesia de cordel, estudantes, professores de história e literatura, apologistas, jovens e adultos de todas as classes sociais e de ambos os sexos, que se interessam pela poesia popular, universitários, jornalistas e formadores de opinião.


*Com um recital poético, este projeto culminará numa justa homenagem à poesia de grandes nomes da história poética destas regiões, que se refina na capital até chegar aos meios literários mais complexos.


Esperamos todos lá!

Abraços!
Marcos Passos


Nenhum comentário: