quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mestres da poesia!


Sebastião Dias Alves, poeta repentista de grande sensibilidade e versador dos grandes, nasceu em Ouro Branco-RN, mas está radicado na cidade de Tabira-PE, onde mora a décadas e construiu sua vida, sua família e calcou toda sua historia de grande cantador.

Também preocupado, e sempre ligado as questões sociais, lá se tornou vereador, acredito que já no terceiro mandato, onde realiza um trabalho de conscientização com a população mais carente de sua localidade, levando a cultura e o conhecimento.

É formado no curso de história da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, onde teve como mestre, durante o curso, o professor José Rabelo de Vasconcelos, outro grande ícone da nossa cultura sertaneja.

Tião, com é chamado pelos mais próximos, e sabiamente chamado de “O Chico Buarque da viola”, por seu lirismo inteligente, já tem seu trabalho reconhecido nacionalmente, com poemas e musicas, gravados por grandes artistas como Fagner, Alcimar Monteiro, entre outros. Participou e ganhou vários festivais de repente em todo Brasil, gravou recentemente um documentário para Fundaj e viaja o país mostrando seu repente.

Para mostrar um pouco de sua verve poética e de seu engajamento nas causas sociais, vão ai dois improvisos, que ilustram muito bem, mas esta variante deste grande mestre repentista que é Sebastião Dias.

Já nas avenidas belas
Cada edifício é um nome
Num bonito apartamento
Um burguês que tudo come
Ocupa os vãos que um pedreiro
Construiu passando fome.

O cemitério é a casa
Dos nossos restos mortais
Ambição, ódio, vingança
Ficam da porta pra trás
Porque do portão pra frente
Todos nós somos iguais.
-----

Nenhum comentário: