quinta-feira, 7 de outubro de 2010

No mercado de Madá!

ACADEMIA PASSA DISCO PROMOVE SARAU


academia
Neste sábado dia 09/10 no Mercado da Madalena, a partir das 11:00 horas, declamando poemas de Fernando Pessoa. Presença de poetas e declamadores locais e amantes da poesia.

Mariana Bienhachewski da Costa Portela. Desde adolescente, levava cultura para a escola, reunindo-se com os colegas, e sempre muito ligada à poesia, dos clássicos aos contemporâneos, de Brasil e Portugal, sobretudo. Claro que o ambiente em casa, cercada de estantes, com pais escritores, sempre reunidos com outros escritores, ajudou muito.
Desde os dez anos de idade, participava de encontros na Livraria Cultura, sempre aos sábados pela manhã, onde se reuniam jornalistas, escritores, intelectuais em geral. Sentava no meio do pessoal como se tivesse a idade deles. 
No Curso de Psicologia da PUC, enquanto continuava a organizar saraus em vários locais, casas de amigos, em casa, em bares, na praia, etc., ela fez um TCC inédito, juntando poesia com filosofia. O título do seu trabalho é: “O resgate do óbvio: uma aproximação fenomenológico-existencial do pensamento de Gaston Bachelard com a obra de Alberto Caeiro (2005)”.
marianaportela
 Mariana Portela no Sarau da Academia Passa Disco
Enquanto isso, ela escrevia. Sempre escreveu. E antes de viajar a Portugal, para fazer pós-graduação em Ciências da Cultura, na Universidade de Lisboa, lançou seu blog literário: “Confissões, declarações e crônicas“.
Em Portugal, organizou saraus memoráveis, segundo quem ios presenciou, no Tejo Bar, em Lisboa, um bar de poetas, intelectuais e, naturalmente, pirados. Aí, além de poesia, lia trechos de autores brasileiros, como Clarice Lispector, a preferida dela. Um vídeo em que ela lê Clarice no Tejo Bar você encontra no Jornal da Besta Fubana.
Mariana tem uma tese original: ela acredita na possibilidade de usar poesia em clínica psicológica. Agora está fazendo um curso avançado de projetos culturais e tenho certeza de que irá espalhar a prática dos saraus (que não são apenas literários, mas musicais, também) no maior número de espaços que conseguir.
O sarau é um negócio do início do século passado, mas que, pelo jeito, está voltando com tudo no Brasil.
Mariana é filha do Jornalista e escritor Fernando Portela, colunista do JBF.

Nenhum comentário: